O fio sintético é um show. Moda política e publicidade (Rhodia S.A. 1960-1970). (pdf)

Bonadio, Maria Claudia – O fio sintético é um show. Moda política e publicidade (Rhodia S.A. 1960-1970). Campinas: Ifch/Unicamp – Departamento de História. Tese de Doutorado, 2005.

RESUMO: Este estudo tem por objetivo analisar as políticas de publicidade empregadas no Brasil pela Divisão Têxtil da Rhodia S.A, entre 1960-1970. Elaboradas por Lívio Rangan,então diretor de publicidade da empresa, foram executadas pela equipe de profissionais da Standard Propaganda, a fim de criar o gosto pelo fio sintético (produto sobre o qual a Rhodia deteve exclusividade de produção, no país, até 1968) e popularizar o seu uso e ocasionaram uma verdadeira “revolução do vestuário”. Essa política de publicidade foi calcada na produção de editoriais de moda para revistas e de desfiles, os quais conjugavam elementos da cultura nacional (música, arte e pintura), com a finalidade de associar o produto da multinacional à criação de uma “moda brasileira”.Tais espetáculos são uma novidade que dinamiza os desfiles e neles introduz uma nova estética
e configuração. A tese ocupa-se, ainda, da importância de tais políticas para a profissionalização do campo da moda no Brasil.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Pão, Circo e Sorriso: A recepção e a audiência no markenting social (pdf)

circon

Retombées du cirque social (Cirque du Soleil) en contexte de réadaptation sur la participation sociale de jeunes adultes avec déficiences physiques en transition vers la vie active – Étude qualitative (pdf)

Silva

Processo criativo da Árvore no Deserto: acrobacias na dramaturgia (pdf)

Daniel Lopes