O que dizer do teatro hoje? Intertextualidade em algumas experiências do teatro brasileiro dos anos 90. O caso de Circo Bizarro, Babachdalgara e o Nervo da Flor de Aço

Pedron, Denise Araújo – O que dizer do teatro hoje? Intertextualidade em algumas experiências do teatro brasileiro dos anos 90. O caso de Circo Bizarro, Babachdalgara e o Nervo da Flor de Aço. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais – Estudos Literários. Dissertação de Mestrado, 1999.

RESUMO: A presente dissertação utilizará, estendendo a noção de escritura ao campo da teoria teatral, o conceito de intertextualidade para analisar três montagens, estudadas em sua condição de texto-espetacular, apresentadas em Belo Horizonte, na década de 90 – Circo Bizarro ( Eid Ribeiro: Formandos da fundação Clóvis Salgado , 1996), Babachdalghara (Ione Medeiros: Grupo Oficcina Multimédia, 1996) e O Nervo da Flor de Aço (Marcelo Gabriel: Companhia de Dança Burra, 1997) . A análise se estruturará nas relações e conjugações, ou seja, das articulações entre as diferentes linguagens e os diversos discursos sociais explorados em cada montagem, levando, a partir daí, teorizações pertinentes ao estudo desses espetáculos, tais como a semiologia teatral e algumas teorias da pós-modernidade. Por meio dessas articulações será possível refletir sobre o fazer teatral na contemporaneidade, bem como, sobre a abordagem do conceito de intertextualidade no âmbito da análise do teatro, hoje.

Related posts

Tensionando o sentido do agir: o clown e seu potencial criativo (pdf)

Silva

Escola de palhaças: Ser palhaça é brincadeira séria (pdf)

Silva

A carga de treinamento nos esportes e sua pertinência no cenário circense (pdf)

Silva