O teatro de variedades e as diversões santistas do final do século XIX e início do XX (pdf)

ROCHA, Lílian Rúbia da Costa. O teatro de variedades e as diversões santistas do final do século XIX e início do XX. 126 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes., 2017.

 

Resumo: Busquei com este trabalho refletir sobre as diversões populares do final do século XIX e início do XX. Com o surgimento da cidade moderna, as atrações públicas compostas por diversas expressões artísticas que, em sua maioria, ocorriam nas vias das cidades foram incorporadas pelas casas de espetáculos. Assim como outros estabelecimentos, o teatro de variedades se consagrou como um desses espaços, reunindo diversos elementos culturais que formaram o circuito de entretenimento da época. A cidade de Santos forneceu à pesquisa um rico panorama artístico, onde observei a difusão da teatralidade popular. Os espetáculos do teatro de variedades tiveram influências de gêneros e linguagens distintas; Entre
elas: circo, teatro de revista, zarzuela, etc. Essa relação possibilitou um ambiente propício à interlocução e trocas artísticas, transformando-se em uma referência importante para a formação das cenas teatrais no Brasil. Reuni neste trabalho diversos aspectos do teatro de variedades, no intuito de compreender os inúmeros elementos que compõem o gênero.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Caçadores de risos: o mundo maravilhoso da palhaçaria (pdf)

circon

Viola minha viola: a obra violonística de Américo Jacomino, o Canhoto (1889-1928), na cidade de São Paulo (pdf)

circon

Entre o contemporâneo e o grotesco: Piolin e as comédias de picadeiro encenadas entre 1933 e 1960 (pdf)

Silva