Silva, Marina Real. O tecido circense como prática corporal na escola: experiências e perspectivas. Campinas (SP): Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, 2014.
RESUMO: O objetivo deste trabalho foi investigar os limites e as possibilidades do ensino do Tecido Circense no espaço escolar a partir da visão dos profissionais que trabalham com este conteúdo nas aulas. Realizamos uma consulta junto a cinco profissionais da área de
Educação Física que lecionam aulas de Tecido em diferentes escolas do estado de São Paulo. O questionário utilizado abordou quatro dimensões do ensino que acreditamos serem fundamentais: segurança, capacitação dos profissionais, materiais e aspectos pedagógicos das aulas. Observamos, através do discurso dos professores que o Tecido Circense como conteúdo escolar, é uma prática apreciada por alunos, familiares e coordenadores das escolas, além de oferecer ao aluno uma vivencia diferenciada. No quesito de segurança se pontam algumas adversidades de uma prática em altura dentro de uma instituição de ensino regular, visto que, o Tecido Circense apresenta riscos inerentes à modalidade e se faz necessário o investimento em materiais que garantam a segurança dos alunos.