Olha a palhaça no meio da praça: Lily Curcio, Lilian Moraes, questões de gênero, comicidade e muito mais! (pdf)

Nascimento, Maria Silvia do – Olha a palhaça no meio da praça: Lily Curcio, Lilian Moraes, questões de gênero, comicidade e muito mais!. São Paulo: Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Instituto de Artes, 2017.

Resumo: Esta pesquisa aborda as questões de gênero relacionadas à palhaçaria valendo-se do repertório e experiências das artistas Lily Curcio e Lilian Moraes. Para tal aproximação, sua metodologia inclui a apreciação crítica de apresentações de diversas palhaças, entrevistas com artistas e análise de suas biografias, vivência em processos de formação em palhaçaria e as experiências da própria autora enquanto pesquisadora e palhaça. São abordados diversos referenciais teóricos acerca da palhaçaria, dos percursos das mulheres nessa arte e possíveis aproximações com demais atuações cômicas femininas. Também se busca a compreensão de conceitos relacionados ao gênero enquanto marcador social de diferença e uma maneira de compreender as especificidades da comicidade feita por mulheres por meio da palhaçaria, com destaque para os processos de subversão e desestabilização das normas impostas socialmente às mulheres. Posteriormente, se analisa detalhadamente a criação das palhaças Jasmim e Currupita, a criação dos espetáculos A-las-pi-pe-tuá e A Borralhona, propondo a reflexão acerca dos procedimentos de criação, recursos próprios da palhaçaria, dramaturgia, partituras corporais e vocais, relações com o público, sublinhando uma perspectiva da comicidade em relação às questões de gênero.

Palavras-chave: Atuação feminina. Comicidade. Gênero. Palhaçaria. Repertório.
Área de conhecimento: Artes (Estética e Poéticas Cênicas)

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Pão, Circo e Sorriso: A recepção e a audiência no markenting social (pdf)

circon

Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico (pdf)

Silva

As trilhas do riso num “Teatro Brasileiro Peculiar” (Uma leitura do cômico no Auto da Compadecida)

circon