Resumo: Esta dissertação é um convite deste acadêmico palhaço itinerante para que o leitor se vincule a um percurso vivido nas ruas de Campinas, com a companhia de um nariz vermelho, uma Mala de experienciações de atuação e uma Cuia de parceiros de reflexão. Com esse objetivo, o pesquisador escreve com a vivência artística na técnica que denomina “Palhaço Itinerante”. Partindo do deslocamento do que se atribuiria à figura do ‘autor’, substituída por uma teoria de construção da autoria fundada em processos complementares de vínculo, pressionamento e esquiva, de onde se construiria a criação artística. Deste ponto, descrevem-se alguns encontros frutíferos do ator-palhaço Diego Elias Baffi com “mestres” de palhaço – dentre os quais se destaca o grupo Seres de Luz Teatro, responsável pela orientação prática desta pesquisa – e com outros parceiros, em especial a atriz Liliane Küpper. Deste percurso artístico se configurará a técnica do “Palhaço Itinerante”, que traz como fluxos identitários: a itinerância, a relação com os elementos fixos e móveis do espaço público, a construção de territórios de jogo poético e a improvisação. No curso do segundo capítulo desta dissertação, são chamadas a contribuir para este pensamento uma abordagem histórica, e também reflexões com a teoria dos jogos e o espaço público. No item “O Palhaço Itinerante” se busca, sobretudo, traçar uma breve genealogia dos fluxos compartilhados com outros exercícios de comicidade que irão desembocar na referida técnica; já no item “O Jogo” a busca é por apontar fluxos compartilhados dentre esta pesquisa e teorias dos jogos com vistas a pensar as possibilidades de criação de espaços de jogo poético-cômico; finaliza o capítulo o item “O Espaço Público” onde se propõe refletir com pensadores do espaço público, de onde se pensa a atuação do palhaço itinerante no espaço público a partir de sua dinâmica de usos. No terceiro capítulo, a presente pesquisa traz relatos retirados de diários de campo. Tais relatos são dispostos em uma formatação que busca cartografar uma rede de coexistência de fluxos, em processo de atualização e (re)criação, presente nas intervenções artísticas. Para finalizar esta dissertação, a “Conclusão” exorta a necessidade da continuidade da busca como exercício do conhecimento, e, para tanto, convida o leitor a integrar-se a este processo
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