Por um ator-provocador e um professor-criador: uma pesquisa-ação sobre a performance de cabaré (pdf)

Streva, Christina – Por um ator-provocador e um professor-criador: uma pesquisa-ação sobre a performance de cabaré. Rio de Janeiro: Tese (Doutorado em Teatro) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2017.

RESUMO: Os cabarés-artísticos foram uma invenção do final do século XIX que se espalharam como uma epidemia por toda a Europa até meados do século XX. Verdadeiros laboratórios marginais de experimentação e de criação compartilhada, tornaram-se abrigo das vanguardas artísticas e o berço de uma revolução que acabou transformando o conceito de performance e criando uma nova linguagem híbrida e eclética. A tese-criação partiu da investigação histórica desse fenômeno complexo para utilizá-lo, primeiramente, como fonte de inspiração para a criação de um experimento cênico colaborativo, e, em seguida, para a construção de uma pedagogia para o ator em formação que se traduz em uma jornada de descoberta da linguagem do cabaré através da prática da atuação. A pesquisa-ação envolveu a participação de alunos da graduação em teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e articulou as três dimensões da vida acadêmica: a pesquisa, o ensino e a extensão.

Palavras-chave: performance de cabaré – metodologia colaborativa – prática de atuação – performance popular.

ABSTRACT: Artistic cabarets were an invention of the late nineteenth century that spread like an epidemic throughout Europe until the mid-twentieth century. True marginal laboratories of experimentation and shared creation, they became shelter of the artistic avant-gardes and the cradle of a revolution that has transformed the concept of performance and created a new hybrid and eclectic language. This practice-based thesis started from the historical investigation of this complex phenomenon to use it, first, as source of inspiration for the creation of a collaborative scenic experiment, and then for the construction of a pedagogy for the actor that translates into a journey of discovery of the cabaret language through the practice of acting. The action-research involved the participation of undergraduate theater students at the Federal University of Rio de Janeiro – UNIRIO and articulated the three dimensions of academic life: research, teaching and extension.

Key Words: cabaret performance – devised theatre – acting methodology – popular performance

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Risco como estética, corpo como espetáculo

circon

As influências do circo social para os egressos da Escola de Circo Dom Fernando/Instituto Dom Fernando/Proex – PUC-GO, Goiânia – 1009-2009. (pdf)

circon

Circo do Povo: estratégias metodológicas e miscelânea artística, de 1983 a 2019 (pdf)

Silva