Respeitável público! bem-vindos a um percurso pela formação do Circo Grock e pela história da minha família nas artes circenses! (pdf)

Roza, Marina Gabriella Gadellha – Respeitável público! bem-vindos a um percurso pela formação do Circo Grock e pela história da minha família nas artes circenses!. Natal RN: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito para obtenção do título de licenciado, 30 p., 2020.

RESUMO
Este artigo tem como objetivo abordar a temática do circo a partir das trajetórias dos artistas circenses potiguares, Nil Moura e Gena Leão desde seus primeiros anos de investigação na arte da palhaçaria até a fundação do Circo Grock. O presente texto está ancorado em entrevistas e alguns textos de pesquisadores das artes circenses, a saber: Ermínia Silva e Mário Bolognesi. A escrita deste trabalho de conclusão de curso tem como fim, colaborar com o trabalho de atrizes/atores que trabalham nessa interface teatro e circo.
Palavras-chave: Circo tradicional; Circo-teatro; famílias circenses; palhaço.

ABSTRACT
The objective of this article is to talk about the circus theme and the trajectory of Brazilian circus artists Nil Moura, and Gena Leão from their early years of research in the art of clowning until the founding of Circo Grock. This text is based on interviews and some circus arts texts by researchers Ermínia Silva and Mário Bolognesi. The writing of this final course work aims to collaborate with the work of actresses/actors who work in this interface between theater and circus.
Keywords: Traditional circus; Circus theater; circus families; clown.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

 

Related posts

L’apprentissage du clown et ses répercussions sur l’oeuvre. Analyse sur la genèse, la pratique, et l’esthétique de l’art clownesque à partir du XIXe siècle Présenté (pdf)

Silva

A educação fisica na crise da modernidade (pdf)

circon

Processo criativo da Árvore no Deserto: acrobacias na dramaturgia (pdf)

Daniel Lopes