Ressonâncias entre palhaços e possibilidades dramatúrgicas: elementos colaboradores em processos de criação (pdf)

Nogueira, Eveline Dantas – Ressonâncias entre palhaços e possibilidades dramatúrgicas: elementos colaboradores em processos de criação. Belo Horizonte (MG): Tese (doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, 2017.

RESUMO: Ressonâncias entre palhaços e possibilidades dramatúrgicas: elementos colaboradores em processos de criação. Discussão acerca de diferentes elementos de composição utilizados por palhaços na construção dramatúrgica de suas cenas. Foi realizada, primeiramente, uma pesquisa acerca do conceito de dramaturgia nas artes da cena. Posteriormente, buscamos relacionar mais especificamente este conceito com os palhaços, de modo a criar ressonâncias entre os dois campos, produzindo então o que apresentamos em nosso trabalho: os elementos colaboradores de processos de criação de palhaços. Dramaturgia foi aqui compreendida como a materialidade do invisível em uma composição, como atravessamento de forças em linhas de sentido produzidas, secretando uma textura no encontro com a plateia, sem que se exclua todo o processo vivenciado até aquele presente momento, como a relação com o corpo, com o espaço e com as escolhas estéticas para a criação. A dramaturgia se relaciona diretamente com o processo de composição e produção – da cena e das características e possibilidades expressivas do próprio palhaço, bem como também com as opções estéticas da apresentação. Além disso, tratamos da dramaturgia como os nexos de sentido que dão materialidade ao fluxo de informações entre corpo e ambiente, entre o palhaço e plateia, sendo essencial para isso a compreensão do corpo do palhaço como um corpo disponível para o atravessamento de forças. Apresentamos ainda a metáfora do palhaço como provocador de fissuras, de abalos sísmicos dramatúrgicos nos processos de composição. Isso pode ocorrer em uma composição cênica mais “fechada” até a mais aberta improvisação-espetáculo, desde que o palhaço não cristalize seu corpo, ampliando sua potência relacional com outros palhaços, com o espectador, com o espaço, consigo, com seu repertório, fazendo explodir micropercepções. Não trazemos aqui a imposição de modelos de modos de se compor enquanto palhaços, ao contrário, se deseja lutar pela possibilidade de composições diferentes, infinitos rearranjos dos elementos que aqui foram apresentados como participantes do processo de composição dramatúrgica. Para tanto, se distribuiu nos capítulos da tese uma discussão acerca da relação do palhaço com o próprio corpo, com o espaço, além da relação entre improvisação e risco, bem como escolhas temáticas e estéticas, como colaboradores na criação dramatúrgica de palhaços, traçados no que se nomeou como plano temático e relacional, com a ressalva de que tais planos estão interligados e foram divididos somente para fins da discussão.
Palavras-chave: Palhaço, Dramaturgia, Composição.

RÉSUMÉ: Des résonances entre des clowns et des possibilités dramaturgiques: des éléments coopérant aux processus de création. Des discussion sur les différents éléments de composition utilisés par des clowns dans la construction dramaturgique de leurs scènes. A eu lieu, tout d’abord, une recherche sur le concept de dramaturgie dans les arts scénique. Plus tard, nous cherchons à mettre en rapport plus précisément ce concept avec les clowns, pour créer des résonances entre les deux champs, produisant ainsi ce que nous présentons dans notre travail: les éléments coopérant aux processus de création de clowns. La dramaturgie est ici comprise comme la matérialité invisible dans une composition en tant que croisement de forces dans des lignes de sens produites, sécrétant une texture dans la rencontre avec le public, sans exclure tout le processus vécu jusqu’à ce moment-là, comme le rapport avec le corps, l’espace et les choix esthétiques pour la création. La dramaturgie est directement liée au processus de composition et production – de la scène et des caractéristiques et possibilités expressives du clown en particulier, et aussi avec les options esthétiques de la présentation. De plus, nous traitons de la dramaturgie comme les liens de sens qui donnent la matérialité au flux d’informations entre le corps et l’environnement, entre le clown et le public, il est essentiel pour cela comprendre le corps du clown comme un corps disponible au croisement de forces. Nous présentons encore la métaphore du clown comme provocateur des fissures, des séismes dramaturgiques dans les processus de composition. Cela peut se produire dans une composition scénique plus « fermée » ou même la plus ouverte improvisation-spectacle, puisque le clown ne cristallise pas son corps, en élargissant sa puissance relationnelle avec d’autres clowns, avec le spectateur, avec l’espace, avec soi, avec son répertoire, en explosant des microperceptions. Nous n’imposons pas ici de modèles de modes à se composer en tant clown, au contraire, nous voulons combattre pour la possibilité de compositions différentes, des réarrangements innombrables des éléments qui ont été présentés en tant que participants dans le processus de composition dramaturgique. Par conséquent, nous avons distribué dans les chapitres de la thèse une discussion sur la relation du clown avec son corps, l’espace et la relation entre l’improvisation et risque, ainsi que des choix thématiques et esthétiques, comme des éléments coopérant à la création dramaturgique des clowns, décrits dans ce qui a été nommé le plan thématique et relationnel, sous réserve que ces plans sont reliés entre eux et ont été divisés uniquement à des fins de discussion.
Mots-clés: clown, dramaturgie, composition.

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