Teatro plural: a multiplicidade de linguagens

Nicoletti, Raquel Vivian – Teatro plural: a multiplicidade de linguagens. Niterói: Universidade Federal Fluminense – Ciências da Arte. Dissertação de Mestrado, 2003.

RESUMO: Este trabalho está centrado na descrição e análise da composição de um espetáculo teatral que utiliza uma mescla de múltiplas linguagens artísticas individuais, regidas e aprofundadas em procedimentos de construção cênica. O objetivo central da pesquisa foi, partindo dos pressupostos de que, na era moderna, o corpo foi redescoberto como recurso expressivo e criativo do ator, demonstrar a possibilidade do uso de multilinguagens no espaço teatral, usando, para essa demonstração, o espetáculo plural denominado Variações sobre o mesmo tema da companhia Cabaré Volante, Rio de Janeiro, em 2002.

Related posts

O palhaço negro que dançou a chula para o Marechal de Ferro: Benjamim de Oliveira e a consolidação do circo-teatro no Brasil – mecanismos e estratégias artísticas como forma de integração social da Belle Époque carioca (pdf)

circon

DON RAMÓN: Vida e obra nas artes circenses (pdf)

circon

Aspectos do processo de abertura à participação feminina na palhaçaria brasileira: especificidades da produção carioca nas décadas 1980 e 1990 (pdf)

circon