Godoy, Luís Bruno de – Tensionando o sentido do agir: o clown e seu potencial criativo. Campinas/Limeira (SP): Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas, 2019
Resumo: Considerando que na sociedade contemporânea as relações humanas vêm se tornando cada dia mais superficiais, vivemos um distanciamento cada vez mais frequente devido à escassez de tempo, insegurança e desconfiança. Diante dessa problemática, objetivo por meio do presente trabalho refletir a atuação do palhaço enquanto um agente responsável por causar afetações nos indivíduos na sociedade contemporânea, buscando entender seu papel sócio-político frente aos dilemas e paradigmas atuais. Para tanto, foi desenvolvido um estudo inspirado na etnografia, com amparo da observação participante e da entrevista etnográfica em um campo de atuação acompanhando artistas-voluntários que desenvolvem atividades de humanização hospitalar por meio do arquétipo do palhaço. O trabalho de campo foi separado em três momentos: 1 hospital – acompanhando os artistas-voluntários nas atividades artísticas de humanização hospitalar desenvolvidas por eles, onde foi observada sua forma de atuação em jogo; 2 oficina – foram ministradas oficinas de palhaço para os artistas-voluntários, trabalhando com jogos cênicos que fossem capazes de explorar da criatividade e estado de jogo dos participantes; 3 rua – foram desenvolvidas atividades que colocaram o artista em espaço alternativo e com público distinto, para que pudessem experienciar a potencialidade do palhaço em jogo, mediante todas as afetações que cerceavam essa relação. Desse modo, observa-se que há uma necessidade de abertura e disposição aos acasos do jogo tanto por parte do artista como do mediador, que essa disposição gera tensões na forma de atuação e novas possibilidades de criação para o artista e o público. Essa imersão permite considerarmos que essa forma de atuação dos artistas gera novos movimentos e possibilidades, ressignificam não só suas ações como o próprio espaço de atuação, atraindo novas pessoas ao seu jogo.
Palavras-chave: Palhaço. Experiência. Jogo. Sociedade-contemporânea.
Abstract: Considering that in modern society human relationships are becoming more and more superficial, we are experiencing an increasingly frequent distancing due to lack of time, insecurity and mistrust. Faced with these issues, the aim of this work is to reflect the performance of the clown as an agent responsible for causing affection in individuals in contemporary society, seeking to understand their socio-political role in the face of current dilemmas and paradigms. In order to do so, a study was developed based on ethnography, with support of participant observation and ethnographic interview in loco, accompanying volunteers’ artists who develop activities of hospital humanization through the archetype of the clown. The experiment was separated in three moments: 1 hospital – accompanying the volunteer artists in the artistic activities of hospital humanization developed by them, where their way of acting in play was observed; 2 workshop – clown workshops were given to the volunteer artists, working with scenic games that were able to explore the participants’ creativity and playing state; 3 street – activities were developed to place the artist in an alternative environment and with different public, so that they could experience the potentiality of the clown at play, through all the affections that limited this relation. Thus, it is observed the necessity for openness and willingness to play the game both from the artist and the mediator, that this arrangement generates tensions in the form of acting and new possibilities of creation for the artist and the public. This immersion allows us to consider that this form of artistic performance generates new movements and possibilities, re-signify not only their actions as the space itself, attracting new people to their game.
Keywords: Clown. Experience. Game. Society-contemporary.