(Trans)formações do palhaço: história dos tipos e técnicas na arte da palhaçaria (pdf)

SENA, Jonathan Brites. 2015, f. 56.(Trans)formações do palhaço: história dos tipos e técnicas na arte da palhaçaria. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás para obtenção do título de Licenciado em Artes Cênicas, 2015.

Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) está vinculado ao Projeto Pesquisa ―Cultura, Corpo e Interações Artísticas‖ (EMAC/ UFG), cadastrado na Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, sob a coordenação/orientação da professora Drª Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira. E, é apresentado como requisito para obtenção do título de licenciatura plena em artes cênicas, pelo curso de Artes Cênicas da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. O trabalho intitulado (Trans)formações do Palhaço: história dos tipos e técnica na arte da palhaçaria, trata da investigação acerca da arte do palhaço, que parte inicialmente do surgimento dos tipos cômicos que influenciaram na construção do palhaço na atualidade. Partindo de autores como Mario Fernando Bolognesi, Alice Viveiros de Castro e Ermínia Silva, entre outros, buscamos trazer os principais tipos clássicos de palhaços e identificar suas características específicas. Por fim, trazemos algumas técnicas de palhaços contemporâneos, e pautados em experiências/vivências próprias, analisamos como a arte da palhaçaria pode ser inserida, no processo de ensino-aprendizagem.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

O velho e o novo circo: Um estudo de sobrevivência organizacional pela preservação de valores institucionais (pdf)

circon

Atividades Circenses: compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da Escola Básica (pdf)

giane

Do perigo das ruas ao risco do picadeiro: circo social e práticas educacionais não governamentais (pdf)

circon