Uma análise histórica da visão de anormalidade em Freaks (1932), de Tod Browning (pdf)

RODRIGUES, Lorrane Campos. Uma análise histórica da visão de anormalidade em Freaks (1932), de Tod Browning. 155 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2020.

 

RESUMO: Esta pesquisa tem como objeto o filme Freaks, dirigido em 1932 por Tod Browning, e investiga a representação de anormalidade na obra. O filme é uma adaptação livre do conto, Spurs (1917, Tod Robbins) e conta a história do envolvimento de dois personagens que vivem e trabalham em um circo: o anão Hans e a trapezista Cleópatra e as relações destes com os outros artistas da trupe. Trazendo em seu enredo a temática do corpo humano e os parâmetros da anormalidade física, o filme foi alvo de diversas críticas pelo seu conteúdo, sendo retirado de circulação poucos meses depois da estreia. Acreditamos que há uma instabilidade na representação destes corpos. Apesar do enredo construir ações positivas sobre os personagens freak, há múltiplas representações nestes corpos deformados e isso dificulta a percepção de quem é o anormal. Essas representações freak no filme estão embasadas em formas de percepção social sobre estas pessoas, pautadas não só no debate científico eugenista do final do século XIX, início do século XX, mas também em representações baseadas em manifestações da cultura popular americana (apresentações freak show). Portanto, o olhar se encontra em uma manifestação de crise frente a esses corpos, pois há uma quantidade de representações sobrepostas.

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