Você treina ou ensaia? Questões no campo circense que repercutem nos processos de aprendizagem/criação/performance na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (pdf)

MACHADO, Alex Rodrigues. Você treina ou ensaia? Questões no campo circense que repercutem nos processos de aprendizagem/criação/performance na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha. 357p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.

 

RESUMO: A partir da vivência e análise dos processos formativos e criacionais na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO), observou-se uma tendência por parte de muitos circenses em dualizar âmbitos inerentes ao seu fazer, como treino versus ensaio e técnica versus arte. A pesquisa aqui apresentada analisou as possíveis causas e consequências dessas dualidades tendo como metodologia princípios da prática como pesquisa, além de referenciais teóricos como o conceito de campo de Pierre Bourdieu e elementos do Sistema Laban/Bartenieff de Análise do Movimento. Por meio de entrevistas com artistas-docentes, do acompanhamento artístico-pedagógico de alunas e alunos da ENCLO e análise de seus projetos de pesquisa, foi possível verificar em diferentes instâncias (instituições, docentes, discentes e artistas profissionais) que essas dualidades atravessam e repercutem nos processos de aprendizagem/criação/performance, compreendidos aqui como imbricados e indissociáveis. Essas distinções se manifestam no campo circense no modo como as escolas planejam suas atividades, nas atuações docente, na produção de obras e na performance artística. Ao final, apresento dois relatos de experiências: a orientação para criação do número Hasta que el Atraso nos Separe e a direção do espetáculo (Re)Doma, nos quais aponto como as questões analisadas na pesquisa se manifestaram, apresentando nesses trabalhos propostas que buscam integrar os aspectos funcionais e expressivos inerentes à performance circense.
Palavras-chave: circo; pedagogia circense; processos de criação; dramaturgias circenses; performance circense.

 

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

O diálogo dança/circo na cena contemporânea brasileira (pdf)

Silva

Quando o Chão não Basta – Reflexões sobre a Virtuose Acrobática em uma Criação Aérea Circense (pdf)

Silva

O Circo como uma tecnologia educacional e suas abordagens metodológicas em práticas coletivas (vídeo)

Silva