Artigos

Treinamento acrobático circense: o risco e a queda imaginária no empoderamento de artistas da cena (pdf)

Gatti, Daniela; Mendonça, Gabriel Coelho – “Treinamento acrobático circense: o risco e a queda imaginária no empoderamento de artistas da cena”. IN: Campinas (SP): ILINX – Revista do LUME, n. 9, 2016.

Resumo: Virtuose acrobática e risco são dois eixos poéticos que sustentam a linguagem artística circense. Artistas da cena buscam o treinamento acrobático circense visando um corpo virtuoso. No entanto, o risco, presente no cotidiano do treinamento acrobático, parece oferecer ganhos qualitativos para o trabalho do artista da cena. No presente artigo, a partir de relatos do alunos do curso de Bacharelado em Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNICAMP, em diálogo com o filósofo Gaston Bachelard, pretende-se evidenciar como a exposição ao risco acrobático, inerente ao treinamento circense, pode se mostrar enriquecedor para a formação do artista da cena.

 

CLIQUE PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA.

Related posts

Correio conta a história da tradicional família circense Portugal

circon

O “crioulo Dudu”: participação política e identidade negra nas histórias de um músico cantor (1890-1920) (pdf)

Silva

As artes circenses na Educação Física escolar enquanto conteúdo da cultura corporal: suas contribuições para desenvolvimento da expressão corporal e criatividade (pdf)

Daniel Lopes

Leave a Comment